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Loading Complexo

O Loading Complexo é um carregador inteligente, que pode calcular o tempo decorrido pelo carregamento, ou até mesmo o tempo restante para que o filme do Flash seja carregado!
Neste tutorial, você vai aprender a fazer um loading complexo, que exibe a porcentagem total e o número de bytes carregados do Filme do Flash.



Criando o MC:
Primeiramente crie 2 cenas: "carregador complexo" e "cena1"
Abra a cena "carregador complexo" e crie um novo clipe de Filme (Inserir » Novo Símbolo) com o nome "carrega pilha"


Dentro do Clipe de Filme crie 4 camadas: pilha bordas, pilha preenchimento, textos e action

Montando o MC:
Na camada action insira a ação "Stop" no Quadro1

Na camada textos crie 3 textos:
Texto Estático: com o texto "Carregando..." e mais dois Textos Dinâmicos: porcentagem e bytesbaixado (esses campos se destinam a receber os valores dos scripts usados no Carregador)
Agora crie um QuadroChave no Quadro1000 da camada "textos"

Na camada pilha preenchimento no Quadro1 desenhe o preenchimento da pilha
Neste exemplo, temos uma forma retangular com width=29 e height=1
Depois vá até o Quadro1000 da camada "pilha preenchimento" e crie um QuadroChave
Redimensione a forma para width=29 e height=47
Para finalizar, crie uma Interpolação de Forma entre os Quadros 1 e 1000 dessa camada.

Na camada pilha bordas desenhe as bordas da pilha e vá até o Quadro1000 e insira um Quadro

Pronto! Já criamos e montamos o Clipe de Filme Carrega Pilha

Configurando a ActionScript:
Pra começar, configure a instância do Clipe de Filme "carrega pilha" como pilha


Em seguida, abra o painél de Ações do MC (clique com o botão direito em cima do MC)
O primeiro passo do script é criar um evento, que ao carregar, associe uma variável que armazene o valor total, desde o início da execução do filme.

   onClipEvent (load) {
       bytestotal = "_root.getBytesTotal();";
   }


O passo seguinte é criar um novo evento, e nele associar três novas variáveis:
Armazenando a quantidade de bytes baixado, o resto de bytes, que são a subtração do total com os baixados e a porcentagem que é carregada.

   onClipEvent (enterFrame) {
      bytesbaixado = _root.getBytesLoaded()+"bytes" ;
      bytesresto = bytestotal-bytesbaixado + "bytes" ;
      bytesporcento = _root.getBytesLoaded() /_root.getBytesTotal()*100;


A variável "bytesbaixado" possui como "value" a função "getBytesLoaded", que revela a quantidade de bytes do filme "_root" carregados até o momento.
No final, temos a palavra "bytes" antecedida pelo sinal "+", ou seja, uma concatenação.

A variável "bytesresto" possui como "value" a subtração entre a variável "bytestotal" e a variável "bytesbaixado".
No final, também temos a palavra "bytes" antecedida pelo sinal "+", ou seja, uma concatenação.

A variável "bytesporcento" apresenta o resultado da divisão do número de bytes já carregados pelo número total de bytes do filme, multiplicado por 100.

A linha seguinte do script controla a nossa barra de indicação.
A variável ComandaBarra recebe o valor inteiro de porcentagem e o multiplica por 10, já que estamos usando 1000 frames em nossa animação.

   porcentagem = substring (bytesporcento, 1, 5) + " % ";

Esse script recebe os valores da variável "bytesporcento" e mostra a quantidade de caracteres que queremos que seja mostrada, nesse caso, os cinco primeiros dígitos que antecedem do símbolo de porcentagem (%)

A primeira parte do script termina com duas linhas que definem a estrutura de controle de nossa barra de indicação (enchimento da pilha), que é comandada através do nome de instância "pilha" do MC.

   with (_root.pilha) {
       gotoAndStop (ComandaBarra);
   }


Para finalizar, só vamos inserir um script que checará quando o filme for totalmente carregado, e se o mesmo acontecer, ele continuar a animação normalmente

   if (bytesporcento == 100) {
       tellTarget ("_parent") {
          gotoAndPlay ("cena1", 1);
       }
   }


Na primeira linha testamos, através da estrutura if, se a variável "bytesporcento" já foi carregada por completo. Se a resposta for positiva, direcionamos o filme para a cena "cena1", frame 1, no mesmo target onde está a cena carregador.

Confira abaixo todo o código do script carregador inserido no clipe de Filme "carrega pilha":

   onClipEvent (load) {
       bytestotal = "_root.getBytesTotal();";
   }
   onClipEvent (enterFrame) {
      bytesbaixado = _root.getBytesLoaded()+"bytes" ;
      bytesresto = bytestotal-bytesbaixado + "bytes" ;
      bytesporcento = _root.getBytesLoaded() /_root.getBytesTotal()*100;

   with (_root.pilha) {
       gotoAndStop (ComandaBarra);
   }

   if (bytesporcento == 100) {
       tellTarget ("_parent") {
          gotoAndPlay ("cena1", 1);
       }
   }

Para finalizar e testar o seu carregador, insira somente uma imagem na "cena1" com um tamanho meio pesado (100Kb) para que você obtenha o resultado do carregador.

OBS: não se esqueça de testar o seu arquivo na internet, pois no seu computador o flash não mostrará "carregando", afinal você está abrindo o arquivo a partir do seu computador, portanto, você deve testar o seu carregador na internet.

Clique aqui para fazer o download desse tutorial

Curso desenvolvido por VipBoyy (Equipe WMClube)



 
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