Curso de Html Básico: Total de páginas: 34

 

 

Parte:

28

 

O que são Frames?

Veja uma tabela com todas as linhas internas ( default ) :

<TABLE BORDER RULES=all>

Outro exemplo sem as linhas internas :

<TABLE BORDER RULES=none>

Outro exemplo usando o complemento ROWS:

<TABLE BORDER RULES=rows>

O último exemplo usará o complemento COLS :

<TABLE BORDER RULES=cols>

As tabelas são um forte recurso de modelagem das home-pages hoje em dia e para que você consiga utilizar bem este recuso não deve se limitar somente aos exemplos desta apostila, procure em sites e até mesmos em livros , como por exemplo: "Criando sites arrasadores na Web" (capítulo 4) ou "HTML Truques Espertos" (capítulo 5). Nessas referências você poderá encontrar vários outros exemplos de páginas usando tabelas mais complexas (como por exemplo, uma tabela periódica dos elementos) e é claro em laboratório desenvolvendo sua própria home-page.

 Há uma observação importantíssima que devemos fazer aqui. Como já vimos antes,

alguns comandos HTML não funcionam em um dado navegador, se você reparou para falarmos de tabelas rodamos os exemplos nos dois navegadores mais conhecidos : Internet Explore 4.0 e no Netscape Communicator 4.0. Você não reparou nenhuma diferença no uso destes navegadores para nossos exemplos, a questão é que para tabelas mais complexas, com alinhamentos mais precisos cada navegador interpreta estes comandos HTML de tabelas de forma diferenciada. Um exemplo típico é uso de CELLSPACING e CELLPADDING. 

Isto se deve ao fato de que nem a Netscape e nem a Microsoft entram em um acordo quanto a padronização de seus navegadores. Sendo assim, quando você construir tabelas deve sempre levar em conta em qual navegador você dará preferência para rodar a sua página. Por isso nunca é demais deixar claro à sua home-page em qual navegador ela roda melhor a sua formatação.

Frames

Frames (quadros) são relativamente usadas na Web. Há os que adoram o uso de frames e não admitem que suas home-pages fiquem sem elas, por outro lado há os que abominam o uso de frames, porque julgam que eles "estragam" o layout da home-page. 

Fazer frames tem o mesmo procedimento que confecção de home-pages simples, a diferença é que se deve trocar a tag <BODY> pela tag <FRAMSET> 

 

.