Curso de Html Básico: Total de páginas: 34

 

 

Parte:

22

 

Linkando Arquivos de Outros Servidores
3- Linkando Arquivos de Outros Servidores

Agora a coisa fica um pouco mais séria . É aqui que está toda graça de Internet . Através de um esquema de endereçamento , a URL , a Internet consegue acessar um arquivo que está em qualquer micro deste planeta desde que esteja conectado adequadamente a Web.  

Como já vimos , a URL serve para especificar a localização de páginas e arquivos em diretórios de servidores da Web . Vamos comparar com um esquema que você usa ( as vezes até sem saber ) para acessar algum arquivo em seu próprio computador .

Acessando um arquivo pelo DOS :  

C: \WINDOWS \SYSTEM \ Lista.TXT 

Acessando uma página pela Web :  

HTTP://WWW.ESTUDEHTML.HPG.COM.BR 

Uma URL é composta por duas partes principais . A primeira é o protocolo Internet do documento , a segunda parte é o endereço do servidor e da página. 

A sintaxe disso é :

 PROTOCOLO: //SERVIDOR . INSTITUIÇÃO / ARQUIVO

 Onde :

 ·        Protocolo é o tipo de servidor que está sendo acessado;

·        Servidor é o computador que contém a página ;

·        Instituição é o tipo de instituição a qual esse computador pertence ( Comercial , Internet Publica , Militar etc. ) ;

·        Arquivo é o caminho do arquivo.

 Exemplo :

 HTTP : // WWW.estudehtml.com.br

 Esse endereço pode ser especificado diretamente na linha de URL do Browser , para acessar diretamente a página INDEX. HTM , ou então dentro de um link de um documento HTML , através do A HREF que cria uma ligação , um link para o URL .

 <A HREF = "HTTP : // WWW. estudehtml.com.br "> MASTER</A> 

 

.