Curso de Html Básico: Total de páginas: 34

 

 

Parte:

1

 

O que é Html?

HTML: UMA LINGUAGEM DE MARCAÇÃO

A HTML é uma linguagem de marcação. Criar um documento em uma linguagem de marcação significa que você começa com o texto da sua página e inclui tags especiais no início e no final de determinadas palavras ou parágrafos.

As tags indicam as diversas partes da página e produzem diferentes efeitos no navegador. Os arquivos recebem a extensão .html e possuem como ícone a seguinte imagem:

O ícone a direita ao Internet Explorer 5.

A primeira página a ser exibida geralmente recebe o nome de index.htm ou .html, dependendo do provedor que hospeda a página.

As tags normalmente são especificadas em pares, delimitando um texto que sofrerá algum tipo de formatação. As tags são identificadas por estarem entre os sinais < > e < / >.

Entre os sinais < > são especificados os comandos propriamente ditos. No caso de tags que necessitam envolver um texto, sua finalização deve ser feita usando-se a barra de divisão /, indicando que a tag está finalizando a marcação de um texto.

O formato genérico de uma tag é:

<nome da tag> texto</nome da tag>

Mas algumas tags não possuem finalização.

Vejamos agora alguns comandos e o tipo de efeito que estes causam ao texto quando interpretados pelo browser.

Assim como outras linguagens, a HTML possui uma estrutura básica para seus programas. Para que um browser interprete corretamente o programa, ele deve possuir alguns comandos básicos que sempre deverão estar presentes. Alguns browsers até dispensam seu uso, porém é melhor assumir como parte fundamental do programa tais comandos.

 

.